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8 Passos para o Compliance Empresarial

Passo 8
CANAL DE DENÚNCIAS, MECANISMOS DISCIPLINARES E DE INVESTIGAÇÃO

Tratamento das denúncias

<p>Passo 8<br />
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Um Programa Efetivo de Compliance oferece meios para que um profissional possa tirar dúvidas a respeito das regras vigentes, assim como possa denunciar ocorrências ou suspeitas de descumprimento das regras

Um canal de denúncias é um importante aliado no combate à fraude e corrupção. Para ter credibilidade, deve ter disponibilidade, prontidão e capacidade de captar e analisar as informações.

As denúncias recebidas devem ser tratadas de forma independente e sigilosa, e apuradas de modo profissional e isento, utilizando os mecanismos de investigação adequados. A organização deve estar preparada para suportar processos investigativos. Decisões devem ser tomadas com base nas diretrizes existentes, e a empresa deve realizar o balanço de consequências adequado

Um Programa Efetivo de Compliance dispõe de ferramentas para captar denúncias, mecanismos de investigação para identificar e apurar possíveis infrações, bem como aplicar as medidas disciplinares cabíveis.
A implantação de um Canal de Denúncias independente, que garanta o anonimato e a confidencialidades das informações recebidas, é de extrema importância para a identificação de descumprimento de leis, regulamentações e normas, inclusive a lei anticorrupção. Deve ainda contar com profissionais capacitados para interagir com o denunciante quando necessário, e levantar as informações relevantes.

Muito além do recebimento das denúncias, as empresas devem estar preparadas para tratá-las. A gestão de casos exige metodologia e inteligência. O processo investigativo deve ser impessoal, e ter como foco apurar a verdade dos fatos e buscar evidências que confirmem ou descartem a veracidade da denúncia. Não deve ter por objetivo a busca de culpados. Deve aplicar as técnicas e ferramentas disponíveis, como forense, e-discovery, técnicas de entrevistas, entre outras.
A organização deve ainda se preocupar com a gestão de documentos e informações, essencial para a eficiência e eficácia do processo investigativo. Outro ponto importante é estar preparada para responder adequadamente a investigações policiais, bem como gerenciar situações de crise.
As empresas devem ter diretrizes claras de como tratar denúncias de diferentes naturezas, para garantir que problemas sejam sanados em tempo hábil, os responsáveis sejam identificados e, na identificação de não conformidade, o balanço de consequências aplicado.

FERRAMENTAS PARA A ATIVIDADE DE DUE DILIGENCE

Canal de Denúncias com análise de veracidade e orientação para apuração

Estruturação de processos de apuração de denúncias

Investigações de denúncias e situações de riscos, incluindo análise forense

Advisory para tomada de decisão

Gestão de documentos e informações – suporte a processos investigativos

Gestão de crises de Compliance

Ouvidoria

 

PARA SABER MAIS

 

A importância do Canal de Denuncias