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8 Passos para o Compliance Empresarial

PASSO 5
PROGRAMAS DE TREINAMENTOS, COMUNICAÇÃO E INCENTIVO CONTÍNUOS

Fomentando a cultura

<p>PASSO 5<br />
<span class="light-text main-color">PROGRAMAS DE TREINAMENTOS, COMUNICA&Ccedil;&Atilde;O E INCENTIVO CONT&Iacute;NUOS</span></p>

Programas de treinamento, comunicação e incentivos são fundamentais para promover a cultura de Compliance e dar ciência das normas aplicáveis

A definição de estratégia e plano de treinamento, comunicação e incentivos permite o devido encadeamento e multiplicação do conhecimento, reforço de mensagens no momento correto e reciclagem, otimizando os resultados

Além do público interno, devem também contemplar o externo também, como fornecedores e parceiros

Promover o conhecimento das normas aplicáveis é fundamental para um Programa Efetivo de Compliance. Regras claras permitem que as ações e decisões sejam realizadas de modo aderente, propiciam maior conforto para os colaboradores e público envolvido, permitem a avaliação de conformidade e o monitoramento, e permitem a aplicação justa de sanções em caso de descumprimento.
Treinamento e comunicação são complementares, e ajudam a empresa a disseminar as normas externas e internas aplicáveis, em especial o Código de Ética & Conduta, a Política Anticorrupção e a Lei Anticorrupção. Os treinamentos devem abranger todos os níveis da organização, assim como o público externo relevante, como fornecedores e parceiros. É recomendado o uso de exemplos e estudos de caso, assim como linguagem e formato adequados para cada público.

De modo a cobrir todos os profissionais, a empresa deve considerar a utilização de treinamentos presenciais com instrutores, disseminação com multiplicadores após a capacitação dos mesmos, e o uso de plataforma e-learning. Devem ainda ser periódicos, permitindo a reciclagem dos colaboradores atuais, bem como a integração dos novos na temática compliance. Devem ser registrados, e permitir a avaliação da aprendizagem.
As ações de comunicação permitem divulgar as iniciativas do Programa de Compliance, fomentar e reforçar mensagens importantes (por exemplo a regra para brindes e presentes no período de festas de fim de ano), manter o assunto em destaque, inclusive na conversa dos colaboradores.
Incentivos são elementos que podem trazer a diferença no processo de gestão da mudança. Além disto, a parceria entre o RH e o Compliance pode fazer a diferença.