Faça sua avaliação
Portal de Compliance

Portal de Compliance

8 Passos para o Compliance Empresarial

Passo 4
ASSESSMENT DE RISCOS

Conhecer e gerenciar os riscos de compliance

Passo 4 <br /><span class="light-text main-color">ASSESSMENT DE RISCOS </span>

Conhecer as vulnerabilidades e riscos é um pilar importante para iniciar um Programa Efetivo de Compliance

Mapear e classificar os riscos permite identificar os pontos críticos e priorizar a aplicação dos recursos para tratamento

Implantar melhorias de forma planejada permite mitigar os riscos e otimizar os resultados

Um importante passo inicial é conhecer os riscos aos quais sua empresa está exposta, tendo em vista o ambiente externo com suas leis e regulamentações, e também as normas internas. As geografias de atuação da empresa devem ser cobertas.
Nesse diagnóstico, são identificados as áreas e os processos expostos aos riscos de compliance, incluindo questões trabalhistas, de meio ambiente, sanitários, concorrenciais, de crimes financeiros, em especial os de corrupção e de lavagem de dinheiro. Busca-se identificar os tomadores de decisão, suas alçadas e controles associados.

Inclusive, é comum a realização de um levantamento cobrindo apenas questões de corrupção. O foco é em processos críticos, como relacionamento com órgãos públicos, licitações públicas, contratação, pagamentos, obtenção de licenças e alvarás, desembaraço de importação e exportação, presentes e hospitalidade, doações e patrocínios, e afins.
A partir do diagnóstico, é possível implantar controles internos para a mitigação, o monitoramento e gerenciamento desses riscos. A integração das áreas de conhecimento de Governança Corporativa, Riscos e Compliance (GRC) cria um modelo abrangente para a proteção e sustentabilidade do negócio.
De acordo com pesquisa da ICTS , apenas 29% das empresas consultadas mapearam os seus riscos. Há oportunidade de buscar informações relevantes para a gestão do negócio, e também para se diferenciar no mercado.