Faça sua avaliação
Portal de Compliance

Portal de Compliance

8 Passos para o Compliance Empresarial

Passo 2
SUPERVISÃO E RECURSOS PARA COMPLIANCE

Gestão independente e capacitada

<p>Passo 2<br />
<span class="light-text main-color">SUPERVIS&Atilde;O E RECURSOS PARA COMPLIANCE</span></p>

É fundamental ter um responsável por Compliance dentro das organizações

A liderança de Compliance deve dispor de independência, autonomia e recursos suficientes para o sucesso do programa

O comitê de Ética & Compliance é parte de uma estrutura de governança adequada

Para proporcionar o comprometimento de toda a equipe e cumprimento efetivo dos controles internos adotados, é fundamental a criação de uma função de Compliance dentro das organizações. Estão inclusas entre as responsabilidades dessa função, a promoção de uma cultura de ética e compliance, a definição de necessidades de normas e políticas internas, o atendimento a legislação e regulamentação e zelar pelo cumprimento das diretrizes estabelecidas, inclusive as normas internas, a coordenação dos esforços internos do Programa de Compliance e a gestão do mesmo. Essa função será estruturada de acordo com a tamanho, complexidade e exposição ao risco de cada organização.

A liderança de Compliance deve poder atuar com independência e autonomia na definição e cumprimento das políticas internas estabelecidas. A área deve dispor de recursos suficientes, ter exposição interna e externa e ser reconhecida como autoridade para fazer cumprir as regras estabelecidas. A função de Compliance é peça fundamental para o controle efetivo dos riscos na sua organização e para o cumprimento de normas internas e externas.
Outra peça importante, pensando na governança do Programa, é o comitê de Ética & Compliance. A atuação do comitê deve ser formalizada em regimento, bem como todas as suas decisões devem ser rastreáveis. Entre os papéis tipicamente realizados pelo comitê estão a definição de como agir nos casos não previstos nas regras estabelecidas, a decisão em relação ao processo de apuração de denúncias e suas consequências.

FERRAMENTAS PARA SUPERVISÃO E RECURSOS PARA COMPLIANCE

Estruturação e aprimoramento da função Compliance

Estruturação da governança – além do compliance

 

PARA SABER MAIS

 

A importância da função compliance nas organizações

Lei Anticorrupção exige das empresas estrutura de compliance